sábado, 12 de junho de 2010

Quem procura acha

Quando criei o blog, resolvi fazer uma varredura nos meus arquivos de imagens e de fotos para ver se eu tinha bastante elementos para postar. Qual não foi minha supresa quando minha pasta chamada "blog" está com, aproximadamente, 300 arquivos entre fotos e imagens!
A vida também é assim, vamos arquivando vivências, as vezes boas e ruins, registrando imagens, passando por problemas e alegrias e não nos damos conta do quanto vivemos.
O bom é que, quando atingimos o nível de consciência e de crescimento, podemos deletar os arquivos indesejáveis, transformar os que ainda têm salvação e resguardar aqueles que mais prezamos.
Certas coisas acontecem na nossa vida e só despertamos para elas quando estamos prontos, plenamente antenados com o que se passa ao nosso redor.
Meu Deus.... tanto texto para relembrar pequenas coisas que acontecem!!!! rsrsrsr
O que quero mesmo é registrar minhas percepções sobre mim mesma, e fatos que ocorrem para completar meu despertar do quanto vale a pena viver. Mesmo que sejam coisas pequenas, mas que para mim têm um enorme significado.

O caso da avenca.

Quando eu estava na universidade, nos idos dos anos 80, comecei a estagiar no colegiado de Administração e lembro-me, perfeitamente, que aproveitávamos o intervalo após o almoço para chegar até uma parede que ficava na parte de trás do prédio e garimpar algumas mudinhas que cresciam por lá. Era uma grande muralha de pedra que dividia a faculdade de Administração da faculdade de Direito, e que minava o tempo todo, fazendo com que crescesse muito limo e com ele plantinhas que gostam de ambientes úmidos. Era um deleite só quando alguém achava um pézinho de avenca, porque sempre foi tida como uma planta com personalidade.... não gosta de vento, de sol direto, de frio, de calor, etc..etc... Enfim, cada colega que achava uma mudinha, a exibia quase como um troféu!!!!! Confesso que eu ficava meio que enciumada! eu nunca achava! e se achasse, não me sentia competente para cuidar dela. Como já postei antes, minha relação com plantas é recente, especialmente depois do 1º "S".
Bom, para encurtar o post, eu me formei e segui a carreira em diversas empresas e por muito tempo não havia voltado à Faculdade.
Mas a vida dá muitas voltas e, para minha surpresa, depois do 1º "S" eu fiquei desempregada. Na busca de uma nova colocação, fui parar na faculdade de Direito. Como na maior parte das instituições públicas, o cenário não mudou muito de 1980 para cá, apenas foi constuída uma grande escada que dá acesso a ambas as faculdades. E é por esta escada que passo praticamente todos os dias.
Certo dia eu vinha refletindo sobre a vida e lembrando que comecei a vida profissional na Universidade e estava, praticamente, terminando esta vida na própria Universidade!(faltam alguns anos para a aposentadoria) não é engraçado? Havia feito concurso e agora estava lá..... Foi quando no meio da escada e da reflexão, minha visão foi desviada para um barranco e para minha supresa o que eu vejo???? uma muda de avenca já com uns 15 cm de comprimentoooooo. Eu não acreditei... estava no meio do mato, onde pega sol, vento, chuva e por onde passam muitos e muitos estudantes!


Mas ela estava lá para mim, era meu presente quase 30 anos depois!!!! Era como se a vida dissesse para mim, "receba seu presente, você está pronta, você é competente, você merece......."
Não adianta explicar como me senti e mais que depressa, providenciei retirá-la de lá com todo carinho e cuidado e transportá-la para minha casinha como meu troféu, por ter passado pelos 2 primeiros "S", e com a percepção de estar entrando do 3º "S"!!
Sem mais delongas, ela agora reina soberana na minha sala, num lugar de destaque.
Ela chegou bebê:
E é assim que está agora:

Sim, sou competente, mas meu amor por ela é maior que minha competência.

Um comentário:

  1. Sua avenca representa bem o que você é: aparência delicada, sujeita a intempéries, mas a raiz está firme, a beleza irradia, o verde se espalha e alegra os ambientes com sua presença!
    É um privilégio contar com esta avenca no jardim de minhas amizades!E como sou xereta, quis ser a primeira a postar, hehehehe!

    ResponderExcluir